Dólar tem forte queda com provável permanência do Reino Unido na UE

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta terça-feira (21), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

Sem surpresas na política brasileira que pudessem afetar o governo de Michel Temer ontem, o mercado de câmbio doméstico acompanhou o movimento externo da moeda norte-americana. No exterior, o alívio com as novas pesquisas mostrando uma ligeira vantagem da permanência do Reino Unido na União Europeia manteve o ambiente propenso à busca de ativos de maior risco e rentabilidade. As bolsas exibiram fortes ganhos, assim como o preço das commodities como o petróleo e o cobre. O dólar exibiu uma desvalorização em escala global. Aqui, a moeda bateu as mínimas durante a manhã, chegando a ser cotada em R$ 3,3746. À tarde, devolveu parte das perdas para fechar em R$ 3,3994, recuo de 0,64%.

Hoje, mais duas pesquisas foram divulgadas na Inglaterra mostrando vitória da permanência da Grã-Bretanha no bloco europeu. O apetite para ativos de risco continua, porém com menor intensidade. As principais bolsas europeias e futuros americanos exibem ganhos modestos e preço do barril de petróleo cai. No mercado de câmbio internacional, o dólar segue fragilizado, porém tenta uma recuperação ante algumas divisas. A expectativa recai sobre os pronunciamentos da presidente do FED, Janet Yellen, e do presidente do BCE, Mario Draghi, ainda pela manhã. Ambos devem defender a permanência do Reino Unido na União Europeia.

Internamente, o acordo fechado entre os estados e o governo para pagar suas dívidas em 2017 deve ecoar nos mercados financeiros locais. O desfecho deve ser visto como uma vitória de Michel Temer, pois todos os governadores elogiaram a capacidade de negociação do presidente em exercício e prometeram apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, que criou um teto de gastos para a União. Com o Banco Central ainda fora do mercado, o dólar deve continuar sua trajetória de queda. Entretanto, não descartamos uma reversão de sinal com um movimento de realização de lucros aqui e no exterior, após vários pregões de alta nas bolsas e queda da divisa americana.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal