J Malucelli amplia seus negócios na área de energia

Pedro Ribeiro


Empresa Paranaense, braço do Grupo J Malucelli na área de infraestrutura, foi autorizada pelo Conselho de Defesa Econômica (Cade) a deter a totalidade das ações da ALEN para captação e geração de energia oriunda de aterros sanitários no Rio de Janeiro e São Paulo.

Dentro do conceito de sustentabilidade, com prioridade em suas unidades de geração para energias renováveis, o Grupo J Malucelli, através da Porto de Cima, acaba de ser autorizado pelo Conselho de Defesa Econômica (Cade) a adquirir a totalidade das ações da ALEN, administrada pelo grupo Arcadis e Logos, que atualmente detém o controle da Usina Termoelétrica São João (usina movida à combustão de biogás proveniente de aterro em São Paulo).

O Cade também autorizou outros ativos do grupo, como as ações em empreendimentos localizados no Estado do Rio de Janeiro, sendo um deles especializado em purificação e comercialização de biometano, instalado em Seropédica e outros dois especializados em geração de energia a partir da combustão de biometano, localizados em Nova Iguaçu e São Gonçalo.

BIOMETANO

A maioria das empresas vinculadas à aquisição autorizada pelo Cade desenvolve suas atividades na utilização do biometano gerado pela decomposição de materiais depositados em aterros sanitários. A gestão dos produtos decorrentes de aterros sanitários é uma atividade importante, pois confere a destinação e tratamento adequados a itens que inicialmente seriam apenas contaminantes para o meio ambiente, tornando-os fonte de renda sustentável, seja na geração de energia, na purificação de gás para utilização doméstica ou industrial.

A autorização do Cade ocorreu em decisão proferida no dia 17 de abril, cujo parecer destaca que as empresas Porto de Cima e ALEN têm, juntas, uma capacidade instalada de 790.138 quilowatts (KW), o que vai representar uma participação de 0,40% na geração de energia em relação ao total de mercado. O fechamento da operação ainda depende de condicionantes burocráticas que deverão ver superadas nos próximos dias.

Joel Malucelli, JMalucelli, J. Malucelli, J.Malucelli, empresário paranaense
Nani Gois/Alep

“Com essa aquisição, ampliaremos nossa participação no mercado de energia e combustível renováveis, investindo ainda mais em atividades que contribuem para a redução da poluição atmosférica e para o estímulo nas práticas que visam a maior sustentabilidade para o nosso meio ambiente”, comenta o empresário fundador do grupo, Joel Malucelli.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="694980" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]