Startup de automação financeira está no  programa Immersion do Google for Startups

Pedro Ribeiro


A curitibana Celero, que fecha 2019 crescendo 526%, foi uma das dez selecionadas entre 230 empresas inscritas

A startup curitibana Celero é uma das dez empresas brasileiras – entre 230 inscritas – selecionadas para o programa Immersion, do Google for Startups, que apoia empresas em estágio de crescimento a se desenvolverem ainda mais, com workshops e mentorias personalizadas nas áreas de desenvolvimento de produto, aquisição de clientes e gestão & cultura. “Sabíamos do tamanho e da importância dos nossos concorrentes. Ter o apoio de uma corporação tão grande como o Google acreditando no nosso sonho permite que possamos amadurecer ainda mais, melhorar nosso modelo de negócio e oferecer a melhor experiência possível para o cliente”, diz João Tosin, CEO e co-fundador da empresa.
Criada em 2016, a Celero deve fechar 2019 com um faturamento 526% maior do que no ano anterior. A empresa ajudou a criar 440 empregos diretos nos clientes que atende e neste ano já geriu R$ 450 milhões. Os números atestam a evolução da startup que em 2018 foi avaliada em R$ 10 milhões pela Harvard Business School Alumni Angels of Brazil (HBSAAB), instituição global que também fez um investimento na empresa.
Também no ano passado, ela recebeu incentivo de aceleração de duas das maiores instituições de apoio ao empreendedorismo no Brasil, a Endeavor e o Sebrae. Outro marco em sua trajetória foi conquistar o 11º Prêmio Ozires Silva, na categoria Micro e Pequeno Porte, com o projeto Terceirização Financeira e o Empreendedorismo Responsável.
O programa Google for Startups, destinado a fundadores e c-levels, começou nessa semana com atividades presenciais e remotas que vão até o fim de novembro. As empresas participantes também serão acompanhadas pelo time do Google com todo o suporte necessário para a execução dos objetivos estabelecidos. “O ritmo é intenso e produtivo. A gente já estruturou a base dos objetivos e principais resultados para 2020. Também trabalhamos em avaliação de perfis, de liderança e de desempenho”, conta Pedro Chaves, um dos fundadores e COO da empresa, que participa do programa em São Paulo.
Mais tempo para o negócio
A Celero trabalha para facilitar a rotina financeira de pequenas e médias empresas, a fim de que os empreendedores possam se dedicar às atividades-chave do seu negócio. A experiência dos clientes mostra que o uso de sua plataforma reduz o tempo gasto na gestão financeira de 75 horas/mês para 10 horas/mês.
O grande diferencial é o emprego da tecnologia na automação financeira. A plataforma realiza tarefas como emissão de notas fiscais e boletos, agendamento de contas a pagar, conferência das contas a receber e a geração de relatórios confiáveis e em tempo real. Toda a gestão está disponível por um aplicativo para iOS e Android, que também pode ser acessado via desktop.
Os dados são inseridos automaticamente na plataforma por leitura dos documentos. Basta tirar uma foto do boleto, por exemplo, que a plataforma faz a leitura e programa o pagamento por meio de inteligência artificial. Isso significa uma gestão completa de contas a pagar, a receber e fluxo de caixa. As informações são analisadas e aparecem de forma personalizada para que o empresário faça suas tomadas de decisão financeira com consciência.
A falta de conhecimento sobre gestão financeira é responsável por altos percentuais de mortalidade entre as pequenas empresas. Pesquisas do Sebrae e do IBGE apontam que 85% das empresas desconhecem essa prática e 60% delas fecham as portas em cinco anos.

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal