Ex-ministro, que ajudou a fundar a Embraer, vem a Curitiba e fala de empreendedorismo

Aos 86 anos Ozires Silva, que foi ministro de infraestrutura do Brasil, presidente da Petrobrás e um dos fundadores da E..

Julie Gelenski - 08 de fevereiro de 2017, 19:25

Aos 86 anos Ozires Silva, que foi ministro de infraestrutura do Brasil, presidente da Petrobrás e um dos fundadores da Embraer acredita que o país ainda será uma das grandes nações do mundo.

O visionário começou como como oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Se realizou por ter ajudado a criar o avião Bandeirante.

Na época, a aeronave deveria atender diversas necessidades do governo brasileiro. Ela deveria servir para uso civil e militar; ser utilizada no transporte de cargas e passageiros;  ter baixo custo operacional e que fosse capaz de ligar regiões remotas e dotadas de pouca infra-estrutura.

O protótipo deu certo. E desse modelo de avião foram fabricadas várias aeronaves com produção brasileira, que atualmente voam pelo mundo. Com o sucesso do modelo, veio na década de 70 a criação da Embraer. Ozires Silva foi o primeiro presidente da empresa, que atualmente é a quarta maior do mundo no setor.

Embraer_EMB-100_Bandeirante_-_first_prototype_(FAB_YC-95) Protótipo nº 1, de três produzidos, cuja denominação era EMB-100 / Reprodução Internet

A Embraer é  fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. A empresa tem sede na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive participa de empreendimentos conjuntos com outras empresas na China e em Portugal.

Quando falamos da crise, o engenheiro e atual reitor da Unimonte (instituição particular de ensino que prioriza a prática como forma de impulsionar o aprendizado), afirma que ela foi "criada" pelo governo e ensina que devemos seguir em frente com otimismo neste momento da economia.

"Essa crise que todo mundo fala, não é uma crise nossa, dos brasileiros, é uma crise de governo. O governo que nos colocou nesta crise, portanto, temos que agir como se não tivéssemos crise e vamos fazer a nossa parte. Temos uma oportunidade enorme de mercado".

Empreendedor, ele destaca que o consumidor brasileiro é bom comprador e ainda vê os privilégios da localização geográfica do país: "O Brasil é um país rico. Somos praticamente um continente, em uma situação do mundo privilegiada".

O Prêmio

Em reconhecimento o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) crio um prêmio com o nome de Ozires Silva.

O Prêmio reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Os projetos são divididos em quatro categorias e seis modalidades: empreendedorismo social, empreendedorismo ambiental, empreendedorismo na educação e empreendedorismo econômico.

O Prêmio está na décima edição, e também apoia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS lançados pela ONU.

Ozires prêmio