Exportação de veículos cresce 142% no Porto de Paranaguá

Narley Resende


A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá, Litoral do Paraná, cresceu 142% entre os meses de janeiro a agosto deste ano. O dólar em alta é o principal motivo.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), também a queda nas vendas internas, além do câmbio favorável, contribuiu para o embarque de 58 mil e 518 unidades de veículos para exportação, volume superior as 24 mil 226 unidades exportadas no mesmo período de 2015. No geral acumulado de 2016, foram transportadas 32  milhões e 900 mil toneladas.

O Porto de Paranaguá também registrou aumento de 28% na exportação de cargas gerais e de 36% na exportação de granel líquido nos primeiros oito meses do ano.

Para o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o aumento é reflexo dos investimentos aplicados no Porto. “Quem bate o recorde é o agricultor, é o comércio, e a indústria. O que nós estamos fazendo é tratar melhor os nosso clientes”, comemora.

Ainda de acordo com a Appa, a importação de trigo teve um aumento ainda mais expressivo: 268%, na comparação com o ano anterior. O sal apresentou alta de 87%; já a cevada e o malte apresentaram alta de 115%.

No Porto de Antonina a movimentação de cargas apresentou alta de 58% nos primeiros oito meses de 2016. A alta foi alavancada pela exportação de açúcar, com aumento de 68% se comparado com 2015, pela exportação de farelo e importação de fertilizante.

Foto: divulgação / APPA
Foto: divulgação / APPA

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="386348" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]