Faturamento bruto da agropecuária paranaense cresce 4% acima da inflação

Jordana Martinez

O Valor Bruto da Produção Agropecuária Paranaense foi 4% maior em 2015 do que em 2014. Os dados foram divulgados hoje (terça) pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Em 2015 o faturamento chegou a 77 bilhões e 800 milhões de reais. Em 2014 o valor foi de 75 bilhões de reais, já descontada a inflação. A safra recorde de grãos, que no ano passado atingiu a marca de 38 milhões de toneladas de grãos, e o bom desempenho do segmento avícola foram os setores que mais impulsionaram o faturamento no campo. Os produtos que mais contribuíram para o resultado foram a soja, frango de corte e o milho. Segundo o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, a expectativa é que nesse ano o valor bruto da produção chegue a 80 bilhões de reais.

“De outubro do ano passado até março deste ano, nós tivemos um dilúvio, depois tivemos um abril mais seco da história recente, depois maio e junho chuvosos e com geada. E agora, depois de 30 anos que só vinha reduzindo essa área de cultivo na primavera, esse ano vamos ter um crescimento bastante expressivo”, afirmou em entrevista à BandNewsCuritiba.

A região que mais contribuiu para os números de 2015 foi o Oeste, onde o faturamento bruto da agropecuária da região alcançou 17 bilhões e 200 milhões de reais. O resultado foi impulsionado pela safra de grãos, especialmente maior produção de milho.

Post anteriorPróximo post
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
Comentários de Facebook