Economia
Fomento Paraná e Compagas estudam abertura de mercado para gás natural e biometano

Fomento Paraná e Compagas estudam abertura de mercado para gás natural e biometano

As empresas devem apoiar medidas de sustentabilidade, como o incentivo à substituição de óleo diesel pelo gás natural em veículos pesados

Redação - segunda-feira, 12 de dezembro de 2022 - 18:51

A Fomento Paraná e a Compagas assinaram nesta segunda (12/12) um protocolo de intenções para iniciar estudos conjuntos para apoiar o desenvolvimento do mercado de gás natural no estado do Paraná. Assinaram o documento o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

De acordo com Heraldo Neves, a partir dos estudos para abertura de mercado para projetos que envolvam o uso de gás natural ou de biometano a instituição poderá buscar recursos e adequar linhas de crédito.

“O mercado de gás apresenta um grande potencial de expansão e todo projeto de investimento pode ser acelerado a partir da disponibilidade de crédito em condições adequadas”, afirma Neves. 

Segundo Lamastra Jr, a Compagas iniciou um trabalho focado no reforço ao uso de GNV (Gas Natural Veicular) em veículos de transporte pesado. “Há toda uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviços que podem ser atendidos além dos transportadores, como os postos de combustível, por exemplo, que precisarão de compressores de alta pressão”, explica.

De acordo com o diretor da Fomento Paraná, poderão ser atendidos projetos dos municípios e de empreendedores privados, como empresas de transporte e transportadores autônomos de cargas, postos de combustíveis, condomínios residenciais e parques industriais. A Assessoria de Planejamento Estratégico da instituição irá definir em conjunto com a área técnica da Compagas um plano de trabalho para o cumprimento do protocolo de intenções.

A nova parceria está alinhada com as ações da Fomento Paraná e da Compagas voltadas ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no que diz respeito ao ODS 7 – Energia acessível e limpa (de fontes renováveis), considerando-se que gás natural é considerado energia sustentável. 

Segundo Lamastra Jr., a conversão de motores a diesel em um caminhão para uso de gás natural reduz em 25% a 30% a emissão redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.

Os principais temas do ciclo de estudos relativo à parceria são: 

  1. Adequações em sistemas de instalações de gás em condomínios residenciais, visando ao atendimento às normas brasileiras vigentes, para a migração do gás liquefeito de petróleo (GLP) para o gás natural (GN);
  2. Desenvolvimento do projeto “Corredor Azul”, estimulando a substituição de óleo diesel pelo gás natural em veículos pesados;
  3. A produção de biometano oriundo de produtos e resíduos orgânicos agrossilvopastoris, aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

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