Ganhos gerados por bitcoins devem ser declarados no IR

BandNews FM Curitiba


 

A poucos dias do fim do prazo para declarar o Imposto de Renda, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre as regras e exigências para a declaração, inclusive com novas formas de fontes de renda. Exemplo disso é o bitcoin, moeda digital que funciona como o Dólar, Euro ou Real, porém com a diferença de que não existe um órgão controlador central. Além disso, não depende de bancos, grandes corporações ou governos para ser movimentado.

O gerente de produtos da corretora de investimentos Stratum Blockhain Tech, Anderson Vieira, explica que os valores frutos de transações com bitcoins devem ser declarados no Imposto de Renda.”A declaração é até bem simples. A própria receita já tem um informativo para fazer a declaração de bitcoins. E sempre há uma regra básica onde quem obteve o lucro de mais de R$35 mil reais, com a compra ou a venda desse cripto ativo, que começa com 15% “, orienta ele.

Só para se ter uma ideia da valorização da moeda em relação ao real, na manhã de hoje (24), um bitcoin era o mesmo que R$ 21,5 mil em média. Além da tributação, outras dúvidas em relação à moeda são frequentes e com o objetivo de esclarecê-las um bate-papo acontece hoje (24) em Curitiba. Anderson conta que o evento, promovido pela Stratum, deve debater o cenário atual desses ativos virtuais.

Uma das principais discussões será sobre o que é e para que serve a moeda, que, segundo Anderson, ainda é má interpretada. “Muita gente associa ainda a práticas ainda não regulamentadas como lavagem de dinheiro, ao bitcoin, mas na verdade é o contrário. O bitcoin é uma solução à isso. Nossa intenção é a educação, chamar o maior número de pessoas para tirar dúvidas e esclarecer pontos relacionados à esse tipo de negociação”.

O evento acontece no Impact Hub Curitiba, na Rua Fernanda Amaro, número 60, no Alto da Rua XV. As inscrições são gratuitas e o evento começa às 19h.

Previous ArticleNext Article
Avatar
em 20 minutos tudo pode mudar