Governo reduz previsão do PIB de 2,97% para 2,5%

Com desempenho da economia brasileira pior do que o esperado, o governo Michel Temer reduziu a previsão de crescimento n..

Folhapress - 22 de maio de 2018, 21:50

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com desempenho da economia brasileira pior do que o esperado, o governo Michel Temer reduziu a previsão de crescimento neste ano de 2,97% para 2,5%.

A expectativa agora está alinhada com a dos analistas do mercado, que vêm reduzindo suas projeções para a atividade econômica. Segundo pesquisa Focus, divulgada na segunda (21), a expectativa é de uma alta de 2,5% em 2018.

Ao mesmo tempo, a projeção do governo para o PIB de 2019 subiu de 3% para 3,3%. "Não vemos razão para esperar menor crescimento à frente", disse o secretário de Política Econômica, Fabio Kanczuk.

A equipe econômica também decidiu liberar R$ 2 bilhões do Orçamento. O valor bloqueado, agora, é de R$ 9,1 bilhões. As despesas da União chegam ao teto de gastos. "É muito importante a gente ter atingido o teto do gasto, porque vai colocar para o governo, de forma explícita, o que é prioritário", afirmou o ministro do Planejamento, Esteves Colnago.