Gravações de Jucá e Lava Jato causam volatilidade no mercado

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta terça-feira (24), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

O presidente em exercício, Michel Temer, passou pela primeira crise política desde que assumiu o governo. O jornal Folha de São Paulo divulgou ontem uma gravação entre o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e o ex-dirigente da Transpetro, Sergio Machado, sugerindo um pacto para deter o avanço da Lava Jato. O ambiente político foi gravemente afetado se estendendo para o mercado financeiro, onde o dólar exibiu alta desde o início da sessão. No exterior, a queda do preço do barril de petróleo também colaborou para a valorização da moeda globalmente. Aqui, a divisa dos Estados Unidos encerrou o pregão regular cotado em R$ 3,5732, alta de 1,41%.

No final da tarde, após participar, ao lado de Michel Temer, da apresentação no Senado da proposta fiscal de 2016, Jucá anunciou que se licenciará do Ministério do Planejamento. Hoje, apesar do petróleo operar em queda, as principais bolas europeias trabalham no positivo com a confirmação de um crescimento do PIB alemão e do euro mais fraco ante ao dólar, beneficiando as empresas exportadoras. Os futuros americanos também exibem alta, em compasso de espera pela divulgação do PIB do primeiro trimestre dos EUA e do discurso da presidente do FED, Janet Yellen, ambos na sexta-feira. Aqui, o foco das atenções dos agentes financeiros estará voltado para a votação do projeto de lei que revisa a meta fiscal de 2016 para R$ 170,5 bilhões e o anúncio das medidas econômicas para tentar reverter o déficit fiscal. Também no radar a 30ª fase da operação Lava Jato, deflagrada hoje e chamada de Vicio. As investigações estão inseridas diretamente no já revelado esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos com a Petrobras. A saída de Romero Jucá do ministério do Planejamento deve trazer certo alivio ao mercado de câmbio doméstico. Entretanto, com a volatilidade do preço do petróleo, o anuncio das medidas e a votação da meta fiscal, acrescido de mais uma operação da Lava Jato, o mercado de câmbio tende a oscilar muito nesta sessão.

Confira os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="359423" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]