Paulo Guedes diz que vai anunciar três ou quatro grandes privatizações até outubro

Redação

paulo guedes privatizações

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (6) vai anunciar a privatização de três ou quatro grandes empresas em 30 a 60 dias. Ele abordou o tema em evento na internet organizado pela Fundação Internacional pela Liberdade, além de projetar o futuro do país.

“Vamos anunciar três ou quatro privatizações de grandes companhias”, disse Guedes.

O ministro ainda revelou que acredita no apoio do Congresso Nacional e que o presidente Jair Bolsonaro mostra apoio às privatizações e reformas.

Segundo Guedes, o país vai retomar a trajetória fiscal, com redução de despesas, em 2021 por causa dos excessos de gastos para o enfrentamento da pandemia de covid-19, que já matou mais de 97 mil brasileiros.

Ainda de acordo com o ministro, se não fosse a crise do coronavírus, o déficit primário (receitas menos despesas, sem considerar gastos com juros) ficaria em 1% do PIB (Produto Interno Bruto). Contudo, a covid-19 fez  com que o índice chegasse a 11%.

“No próximo ano, vamos reduzir dramaticamente os gastos”, projetou.

Para Guedes, as medidas adotadas pelo governo para o enfrentamento da crise surtiram efeito, uma vez que as previsões de analistas econômicos para a queda da economia neste ano, que inicialmente superavam 10%, agora estão um pouco abaixo de 4%.

“Perdemos um ano em termos de espaço fiscal, mas ganhamos milhões de vidas e a economia continuou com os sinais vitais preservados. O Brasil vai surpreender o mundo de novo. Surpreendeu no ano passado, quando nós fizemos uma reforma [da Previdência] difícil, e vamos surpreender de novo”, completou.

Com informações da Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Previous ArticleNext Article