Inadimplência dos paranaenses é a mais baixa desde 2013

CBN Curitiba

Inadimplência dos paranaenses é a mais baixa desde 2013

O endividamento dos paranaenses teve redução pelo segundo mês consecutivo. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), 89,3% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida em setembro.

Em agosto, a parcela de endividados correspondia a 90,2% da população. Além de não fazer novas dívidas, os paranaenses estão apresentando melhores condições de quitar seus débitos. As famílias com contas em atraso caíram para 20,6% setembro, o menor índice desde setembro de 2013 (20,3%). A informação é da CBN Curitiba.

Com apenas 7,4% de famílias sem condições de pagar as dívidas, a inadimplência dos paranaenses chegou ao menor patamar desde agosto de 2013 (6,7%). O cenário nacional, no entanto, não está tão favorável. Em setembro, a proporção de brasileiros endividados subiu de 72,9% para 74%, chegando ao maior nível de endividamento de toda a série histórica.

A redução do endividamento no Paraná teve forte concentração nas famílias com renda de até dez salários mínimos. Nestas, o percentual de dívidas caiu de 90% em agosto para 88,6% em setembro. Por outro lado, as famílias de maior renda se endividaram mais, passando de 91,5% em agosto para 92,8% no mês passado.

O aspecto positivo é que todas as classes econômicas estão pagando suas dívidas com mais facilidade. Nas classes C, D e E as famílias com contas em atraso baixaram de 25,1% para 23% e nas classes A e B o atraso nos pagamentos reduziu de 9,7% para 9%.

O cartão de crédito continua concentrando a maior parte das dívidas, com 73,6%. O financiamento de veículo correspondeu a 12% do endividamento em setembro e o financiamento imobiliário a 9,6%.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="795286" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]