Indicadores projetam um bom ano para economia do Paraná

Vanessa Fernandes - CBN Curitiba


Os depósitos em caderneta de poupança dos paranaenses apresentaram um aumento em janeiro deste ano, conforme um levantamento feito pelo Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

O crescimento real, em comparação com janeiro do ano passado, chega a 5,8%, com a correção pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O crescimento nominal, sem a correção do índice, é de 9,8%.

Segundo o diretor do Centro de Pesquisa do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, existem bons motivos para comemorar esse aumento. Ele explica que a renda do paranaense vem melhorando gradativamente e uma das principais causas é a criação de 27.995 novas vagas de emprego com carteira assinada no primeiro bimestre deste ano. Isso significa 13% das vagas geradas no Brasil, o que mostra também que o crescimento é maior no Paraná.

Júlio Suzuki afirma, ainda, que os resultados setoriais e outros indicadores, somados à melhora na poupança, levam a crer uma variação positiva da economia paranaense ao longo deste ano.

“Observamos uma importante evolução do saldo da cardeneta de poupança no estado. Esse bom número deriva da recuperação da economia paranaense, que vem registrando, inclusive, melhores resultados em termos de emprego”, conta.

De acordo com dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve um incremento de 8,1% no setor da indústria de transformação em janeiro deste ano; um crescimento de 0,8% no comércio varejista e de 0,3% no setor de serviços.

No quadro da criação de empregos, o campeão é o setor de serviços, ao qual coube 54% das vagas abertas com carteira assinada.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="609761" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]