Índice de Confiança da Indústria cresce pelo terceiro mês consecutivo, diz pesquisa

O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) registrou alta em setembro, alcançando o patamar de 59,6 pontos em..

Redação - 20 de setembro de 2019, 15:15

Gelson Bampi/Divulgação
Gelson Bampi/Divulgação

O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) registrou alta em setembro, alcançando o patamar de 59,6 pontos em uma escala que vai até 100.

O índice anterior, referente ao mês de agosto, era de 59,4 pontos. Há um ano, em setembro de 2018, o índice calculado pela Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) era de 52,1 pontos.

O aumento da confiança do empresário do meio industrial no Paraná acompanha os resultados analisados em âmbito nacional. O índice calculado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) é bem próximo ao resultado estadual: 59,4 pontos.

Segundo a Fiep, o aumento do índice de confiança na Indústria pode estar ligado a uma expectativa por melhora no cenário econômico. Nesta semana, o Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu mais uma vez a taxa básica de juros, que passou de 6% para 5,5% ao ano.

O Boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central), apontou uma previsão de inflação de 3,45% para 2019 -- abaixo da meta do governo, que é de 4,25%.