Indústria do Paraná mostra otimismo e projeta crescimento em 2020

Leonardo Gomes - BandNews FM Curitiba

empresas, confiança, otimismo, otimista, indústria, empresário, federação das indústrias do paraná, fiep, fiep pr, economia, paraná, brasil

A indústria do Paraná está otimista para o desempenho no ano que vem. Conforme levantamento da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), 80% dos entrevistados esperam que 2020 seja um ano de resultados positivos. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de novembro,

A sondagem anual revelou que 15% dos industriais ficaram neutros. Além disso, 5% estão pessimistas com relação ao futuro da economia. O resultado ficou praticamente estável em relação ao ano passado, quando 81% dos consultados tinham uma percepção positiva com relação a 2019.

De acordo com o economista da Fiep, Evânio Felippe, os números são reflexo dos resultados da indústria do Paraná e do avanço das reformas políticas.

“Mostra que o empresário ainda está muito esperançoso por um ano melhor. O avanço da ‘agenda positiva’, junto à expectativa pela reforma tributária, vem a melhorar o ambiente econômico”, analisa.

Confome a Fiep, a pesquisa representa, de modo geral, quase 51 mil indústrias do Paraná. São empresas de todos os portes, desde as micro até as grandes, de 37 segmentos, que geram 765 mil empregos no estado. Os dados ainda trazem que entre os otimistas, 70% preveem aumento das vendas dos produtos. Assim, 57% esperam melhorias na conjuntura econômica e 49% apostam em abertura de novos mercados.

A pesquisa aponta que mais de 82% dos empresários da indústria do Paraná pretendem realizar investimentos em 2020. Cerca de 75% dos entrevistados que revelaram otimismo informaram que utilizarão recursos próprios para os investimentos. Só 38% pretendem recorrer ao mercado financeiro para buscar capital.

Confira a pesquisa completa.

confiança, indústria, empresário, federação das indústrias do paraná, fiep, fiep pr, economia, paraná, brasil gilson abreu
Gilson Abreu/Divulgação/Fiep

 

Previous ArticleNext Article