
Cooperativa oficializa integrantes de comitês no Paraná
Redação
30 de julho de 2022, 08:00
As abordagens podem ocorrer por mensagem de texto (SMS ou WhatsApp), telefone, e-mail ou até mesmo por carta.
UOL/Folhapress - 30 de julho de 2022, 15:27
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alertou para um novo golpe que usa a prova de vida como isca. Criminosos se passam por servidores e pedem o envio de dados para evitar um suposto "bloqueio nos pagamentos".
As abordagens, segundo o INSS, podem ocorrer por mensagem de texto (SMS ou WhatsApp), telefone, e-mail ou até mesmo por carta. Os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos alegando que o protocolo evita a suspensão do benefício.
Em alguns casos, eles mandam links para que o segurado realize a biometria facial.
"A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa", ressaltou o INSS.
O órgão também pede que as pessoas não enviem nenhum dado pessoal. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.
A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro deste ano. Nenhum benefício será suspenso até a data.
Segundo o INSS, tentativas de golpes devem ser denunciadas pela internet ou pelo telefone 135. Segurados que caíram no golpe são orientados a registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar aos órgãos envolvidos, como o INSS e o banco em que recebe o benefício.
Veja algumas dicas do INSS para não cair em golpes: