Instabilidade política volta a pressionar o dólar

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta segunda-feira (30) com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

O pregão da última sexta-feira, entremeado com o feriado de Corpus Christi e o final de semana, foi pautado pela política e o discurso da presidente do FED, Janet Yellen à tarde. Yellen confirmou que, se a economia dos EUA continuar a melhorar, será apropriado aumentar os juros em breve. Aqui, as conversas telefônicas feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, com Renan Calheiros e José Sarney, com duras críticas à Operação Lava Jato, motivaram a cautela entre os investidores. Com a sinalização dos estados Unidos, que podem subir o juro no meio do ano, e a crise política ganhando terreno internamente, o dólar fechou em alta de 0,59%, em R$ 3,6106.

Hoje, a perspectiva é de um volume de negócios no mercado de câmbio mais reduzido com o giro financeiro mais fraco devido ao Memorial Day nos Estados Unidos e o feriado bancário em Londres. Tanto as bolsas europeias como os futuros americanos exibem leve alta. O preço do barril de petróleo opera em queda e o dólar segue valorizado ante a maioria das moedas fortes e emergentes. Internamente, os agentes domésticos tem mais capítulo da Lava Jato para digerir. Divulgado no programa Fantástico da TV Globo, ontem à noite, mais um homem de Michel Temer foi envolvido nas gravações de Machado. Desta vez, o ministro da transparência, Fabiano Silveira, fazendo críticas à Operação. A conversa foi captada em uma reunião na casa de Renan em fevereiro, quando Silveira ocupava o Conselho Nacional de Justiça. Além de ter que lidar com o passado de seus ministros, Temer deve enfrentar dificuldades para colocar em prática sua pauta econômica, já que sete lideres dos maiores partidos do Congresso não querem se comprometer com medidas-chaves do atual governo. Como reforma da Previdência e gastos públicos. Com Nova York e Londres fechadas e a crise política piorando, o dólar deve seguir em alta.

Confira os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal