Intenção de consumo das famílias: índice cai 3,7% em outubro no Paraná

Angelo Sfair

índice de intenção de consumo das famílias, famílias, intenção de consumo, paraná, poder aquisitivo, economia, queda, cnc, fecomércio pr

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 3,7% no Paraná em outubro, passando de 109,9 para 105,8 pontos. O índice foi puxado para baixo principalmente pelas famílias de maior poder aquisitivo. Entre os que ganham mais, a intenção de consumo caiu 7,2% neste mês.

De acordo com o levantamento — apurado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e divulgado pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) — a queda se deve, entre outros fatores, pelas baixas na perspectiva profissional.

Entre as famílias de menor poder aquisitivo, a diminuição foi menos intensa. Fatores como a dificuldade de acesso ao crédito levaram o consumo dessa parcela da população cair 2,7%.

O recuo no Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em outubro foi registrado após duas altas consecutivas, em agosto e setembro. Apesar da queda, o índice no Paraná é maior do que a média nacional, que é de 93,3 pontos. O resultado estadual (105,8 pontos) continua favorável: o índice de intenção de consumo é considerado positivo quando está acima dos 100 pontos.

Previous ArticleNext Article