IPVA pode ser pago em todos os bancos e casas lotéricas

O IPVA (Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores) pode ser recolhido em qualquer banco e também casas lotéricas...

Redação - 21 de janeiro de 2020, 10:32

CURITIBA, PR - CIDADES - Motorista enfrentou lentidão na região central da cidade de Curitiba, a chuva deixou o transito ainda mais lento na tarde desta terça-feira, 30.
Foto: Geraldo Bubniak / AGB
CURITIBA, PR - CIDADES - Motorista enfrentou lentidão na região central da cidade de Curitiba, a chuva deixou o transito ainda mais lento na tarde desta terça-feira, 30. Foto: Geraldo Bubniak / AGB

O IPVA (Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores) pode ser recolhido em qualquer banco e também casas lotéricas. A medida foi anunciada Secretaria da Fazenda nesta segunda-feira (20).  O boleto para pagamento está disponível na internet. O vencimento do tributo começa na quinta (23), de acordo com o final da placa do veículo.

Quem optar pelo pagamento parcelado em três vezes deve seguir o calendário que também está disponível na página da secretaria.

São sete bancos credenciados para recebimento do IPVA: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop. Nestas instituições, com exceção do Banco do Brasil, é possível fazer o recolhimento apenas apresentando o número do Renavan, tanto no caixa interno do banco como no caixa automático.

ATRASO 

Quem perder a data de pagamento pode seguir o mesmo procedimento para pagar com atraso. Será cobrada multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic. Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic.

O site da Secretaria da Fazenda também permite a consulta de débitos em atraso. O recolhimento do IPVA é obrigatório para que o Detran emita o licenciamento do veículo, documento que o motorista deve portar em todas as situações. Em caso de não estar em dia o veículo pode ser apreendido pelo agente de trânsito.