Jovens são trabalhadores mais contratados pela indústria do Paraná

Cristina Seciuk - CBN Curitiba


A indústria de transformação do estado teve saldo positivo de vagas no ano passado. O número de admissões feitas pelo setor superou o de desligamentos, com mais 10.600 trabalhadores ativos entre janeiro e novembro conforme dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Durante o ano que passou, o setor fez 200.000 demissões contra 210.600 contratações. Chama atenção, dentre os admitidos, a maioria de trabalhadores mais jovens segundo Evânio Felippe, economista da Fiep.

“A faixa etária que houve o maior número de contratação foi a de 18 a 25 anos. A segunda foi a de 30 a 39 anos Nós percebemos que houve um maior número de contratação no perfil jovem no Paraná”, disse.

O saldo de 2018 foi positivo, mas 40% inferior ao registrado em 2017 quando a indústria paranaense abriu 17.700 vagas. Para o especialista, a queda no desempenho tem relação com o ano eleitoral – que geralmente leva o empresariado a pisar no freio dos investimentos – além de acontecimentos atípicos, como a greve de caminhoneiros, que impactou toda a economia.

“2018 foi um ano atípico, nós tivemos algumas situações que atrapalharam um pouco o mercado de trabalho, como greve dos caminhoneiros, Operação Carne Fraca e até o período eleitoral”, contou.

Apesar de a criação de empregos no setor ter diminuído, o economista da Federação da Indústria Paranaense acredita em possibilidades de recuperação, mas que vai depender das medidas tomadas em Brasília.

“A gente espera que pra 2019, se ocorrerem as reformas em Brasília, isso possa ter um impacto na economia, que se reflita em vagas de trabalho”, ponderou.

A boas perspectivas são demonstradas também na Sondagem Industrial, levantamento realizado pela Fiep como um termômetro para o segmento: dentro os mais de 600 empresários ouvidos, 81% estão otimistas para 2019 e 27% deles pretendem contratar nos próximos meses.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="587939" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]