Procura por leilões imobiliários cresce 20% em um ano

BandNews FM Curitiba

leilões imobiliários, leilão, imóvel, paraná, santa catarina, procura,

A procura por leilões imobiliários aumentou 20% no Paraná, em 2019, na comparação com os dados do ano anterior. O mercado de leilões está avaliado em R$ 6 milhões a R$ 8 milhões de reais em todo o país. Os dados são do Sindicato dos Leiloeiros Públicos do Paraná e Santa Catarina.

Segundo o leiloeiro, Helcio Kronberg, esse crescimento é por conta dos benefícios do leilão.

“Grande parte das maiores instituições financeiras só autorizam empréstimos e financiamento por meio de contratos de alienação fiduciário. E esses contratos exigem, em uma primeira fase, dois leilões”, explicou o leiloeiro.

“E no caso dos leilões judiciais, aí as oportunidades são grandes. Isso porque os imóveis são vendidos a partir de 50% desconto em relação à avaliação. E muitas vezes essa avaliação já é abaixo do mercado. Então, os leilões de imóveis correspondem atualmente a uma parcela significativa das aquisições de imóveis no país”, concluiu.

O advogado Rodrigo Cardoso recomenda ter alguns cuidados assim que comprar o imóvel em leilões. Caso o antigo proprietário ainda esteja morando no imóvel comprado, por exemplo, a pessoa deve avisar o ex-morador através de uma notificação.

Outra possibilidade é fazer um acordo com o ocupante. O especialista em direito imobiliário aconselha não conversar diretamente com o antigo proprietário. O indicado é buscar um advogado.

“Essa tentativa de fazer sozinho acaba sendo frustrada porque não é tão simples”, pontuou.

Um alerta é para os falsos anúncios de leilões. Conforme o Sindicato de Leiloeiros Públicos do Paraná e Santa Catarina, pessoas criam sites falsos de leilões com valores abaixo do mercado.

O recomendado é verificar se o leiloeiro está cadastrado na Junta Comercial do Paraná. O comprador também deve conferir se está mesmo negociando com o leiloeiro. Em caso de dúvidas, o recomendado é buscar um advogado especialista.

Previous ArticleNext Article
Avatar
em 20 minutos tudo pode mudar