Luxemburgo abre novo programa para investimento em startups brasileiras

Redação

Grão-Ducado lança mais um programa de aceleração para startups estrangeiras após o Brasil ter liderado o número de candidaturas na última chamada.
Luxembrugo tem programa de investimento em startups

Luxemburgo é um pequeno país, com o território que compreende a metade do Distrito Federal, incrustado entre Bélgica, Alemanha e França, porém com o maior PIB Per Capita do mundo. O país é atualmente reconhecido como a capital financeira da União Europeia, após a saída do Reino Unido do bloco europeu, sendo o segundo país em quantidade de fundos de investimentos no planeta e o maior centro das Finanças Verdes internacionalmente.

Lar de uma das economias mais resilientes do mundo e menos afetadas pela crise econômica causada pela pandemia no Velho Continente, é igualmente peculiar por ser o único Grão-Ducado do mundo, tendo o Grão-Duque Henri como seu chefe de estado.

O pequeno país ainda tem 3 línguas oficiais, o luxemburguês, o alemão e o francês, além do inglês ser falado pela grande maioria da população e 17% da população falar o português. A ligação com o Brasil não vem só através do idioma. Graças às ondas de imigração ao Brasil no século XIX e XX, o Brasil é o segundo país com maior população de ascendência luxemburguesa do mundo, fazendo com que muitos brasileiros sejam titulares do passaporte desta pequena nação europeia. A maior parte deles no estado de Santa Catarina, mas também muito presentes no Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais.

Com uma visão direcionada para o futuro, o governo luxemburguês tem como objetivo colocá-lo na liderança e aposta no desenvolvimento tecnológico, atraindo talentos e empresas desse ramo de todos os tamanhos. O país já é lar das grandes da tecnologia como Microsoft e Amazon, e agora também quer se tornar uma Startup Nation atraindo e colaborando com startups estrangeiras.

Por isso, o governo luxemburguês tem investido em uma série de programas focados nesse tipo de empresas. Após ter encerrado as inscrições há apenas uma semana de um deles, o programa Fit 4 Start, onde o Brasil foi o país com o maior número de candidaturas, enviando em quantidade o dobro do segundo lugar, Taiwan, mais um foi aberto, dessa vez, focado no desenvolvimento de fintechs, as startups com tecnologias para o mercado financeiro.

O Catapult:Kickstarter é um programa de aceleração idealizado para fintechs em estágios iniciais, porém com produtos bem definidos. Sendo um programa oferecido pela principal aceleradora para fintechs do país, a Luxembourg House of Financial Technology e o Ministério da Economia.

As startups receberão orientação sobre como construir seus business plans, identificar e gerenciar riscos, desenvolver um plano de negócios realista e táticas práticas para aquisição e crescimento de clientes. Os participantes terão a oportunidade de se encontrar e aprender com os líderes da indústria, investidores e os principais players do setor. No último dia, os líderes das fintechs apresentarão seus projetos a um grupo de elite de juízes para receber 50.000 euros em subsídios. Qualquer startup no mundo pode se candidatar ao programa e se selecionada, é convidada a ir a Luxemburgo para passar pelo processo de aceleração.

A chamada atual está aberta até o dia 14 de maio, porém, no dia 7 de maio, a embaixada de Luxemburgo em Brasília realizará o 4° Webinar da série LuXtalks, série de webinars destinados a promover a economia luxemburguesa no Brasil. Neste webinar, os presentes terão a oportunidade de conhecer o que é a cena fintech em Luxemburgo e receberão dicas do passo-a-passo relativo ao processo de inscrição e formulação de uma candidatura de sucesso para o Catapult:Kickstarter.

Essa é uma grande oportunidade para as startups brasileiras que tenham interesse em conquistar novos mercados, em especial o europeu. Além do mais, em um momento de retração econômica internacional, receber mentoria e incubação gratuitas e uma injeção de capital em um valor que se aproxima a 330 mil reais, pode direcionar uma startup ao sucesso.

O webinar é gratuito e as inscrições podem ser feitas através neste link ou enviando um e-mail para eventoembaixadalux@gmail.com

As inscrições para o programa de aceleração podem ser feitas neste link.

Leia também: Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 5,01% em 2021

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="760061" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]