Mais de 34 mil paranaenses caíram na malha fina em 2016

Fernando Garcel


A Receita Federal divulgou, no início da tarde desta sexta-feira (9), o volume de declarações de imposto de renda do Paraná que caíram na malha fina. Segundo a Receita, foram entregues em 2016 R$ 1,8 milhão de declarações. Destas, 34.556 ficaram retidas, o que representa 1,87% do total.

O principal motivo que levou as declarações à malha fina foi a omissão de rendimentos, com mais de 14 mil casos no Paraná. Em seguida vem as despesas médicas declaradas, a não comprovação do imposto retido na Fonte e problemas com pensão alimentícia.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Mauro César Kalinke, diz que o contribuinte tem duas formas de saber se está na malha fina. “Se possuir o certificado digital ele pode fazer o acesso do eCac e verificar pelo CPF se existe pendencias no Imposto de Renda. Se não possuir o certificado digital, através do número do recibo de entrega das duas ultimas declarações ele pode acessar os mesmos dados na Receita Federal e identificar qual a irregularidade existente em relação ao seu CPF”, diz.

Após se certificar de que a declaração foi mesmo retida, o próximo passo é descobrir qual a irregularidade apontada pelo fisco e se o erro identificado procede. Não há um prazo limite para a retificação da declaração do imposto de renda, mas a orientação é que o contribuinte faça a correção o quanto antes. “Ela pode ser retificada a qualquer momento, desde que ele não tenha sido notificado pela Receita. Caso ele não venha a fazer e a Receita Federal o notifique, e se for constado que houve alguma irregularidade na declaração a Receita e ele pagou menos imposto do que devia a Receita vai notificar para que ele pague a diferença e uma multa de, no mínimo, 75%”, diz o especialista.

Nesta quinta-feira (8), a Receita Federal divulgou a lista dos contribuintes contemplados no último lote de restituição do Imposto de Renda 2016. No último lote estão contemplados 95.453 mil contribuintes do Paraná. O crédito estará disponível a partir do dia 15.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="402551" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]