Nota Paraná lança aplicativo de comparação de preços

O Programa Nota Paraná lançou um aplicativo de comparação de preços para os consumidores paranaenses. O Menor Preço está..

Mariana Ohde - 30 de novembro de 2016, 09:30

O Programa Nota Paraná lançou um aplicativo de comparação de preços para os consumidores paranaenses. O Menor Preço está disponível para Android e iOS e mostra não apenas em que lojas os produtos estão mais baratos, mas também o melhor trajeto para chegar até elas.

O app mostra mais de 10 milhões de preços de produtos em mais de 60 mil estabelecimentos varejistas no Paraná. Os valores são atualizados todas as semanas, com base em cerca de 3,8 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas todos os dias no estado.

O aplicativo, então, usa a localização do consumidor para indicar onde estão as lojas mais próximas com os menores preços. O app mostra, em um mapa, os locais mais próximos e o caminho a ser feito para chegar aos endereços.

Segundo o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, o aplicativo deve estimular a concorrência. "Vai haver uma concorrência muito grande de preços e com isso vai haver redução de preços em benefício do cidadão. Acredito que, em breve, nós teremos uma redução da inflação aqui no estado do Paraná muito maior do que em qualquer outra unidade da federação", explica.

Segundo o diretor geral da Secretaria da Fazenda, George Tormin, o aplicativo também deve facilitar o trabalho das empresas na compra de produtos. "As áreas de compras das empresas, que compram materiais de escritório, cafezinho, eles que têm que ficar ligando para fazer as cotações: acabou! Pelo aplicativo, você já verifica onde está vendendo mais barato. E você já pode comprar naqueles locais que o próprio sistema já diz", afirma.

Nota Paraná é um programa do governo do Paraná que prevê a devolução de 30% ICMS pago pelos comerciantes aos consumidores. O objetivo é incentivar o pedido da nota fiscal, para evitar a sonegação de impostos.