Otimismo dos empresários paranaenses cresce após dois anos e meio de quedas

Os empresários paranaenses estão mais otimistas, é o que revela uma pesquisa realizada pela da Federação do Comércio de ..

Mariana Ohde - 21 de julho de 2016, 09:54

Os empresários paranaenses estão mais otimistas, é o que revela uma pesquisa realizada pela da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio). Depois de cinco semestres em queda, agora o setor prevê melhora nas vendas - 45% dos empresários têm expectativas favoráveis em relação ao segundo semestre de 2016.

Segundo o diretor de planejamento e gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalem, os possíveis avanços do governo federal estão retomando a confiança do empresariado. "Não dá para desassociar isso da questão da política econômica. A gente percebe uma retomada de confiança do empresário, inclusive, pelos sinais do que o governo interino pretende fazer na política econômica do país: redução das despesas do governo, busca pela retomada do superávit, controle da inflação. São sinais que que vamos voltar a ter uma política econômica mais apropriada para o tipo de mercado do Brasil", explica.

Por outro lado, o diretor explica que ainda é grande o número de empresários que se enquadram na chamada "situação indefinida" - ou seja, ainda não sabem o que esperar dos próximos meses. "Nós ainda temos um índice relativamente grande - em torno de 29% - de empresários neste perfil, mas por uma semana de muita festa e curtição com os amigos. E os valores não são muito diferentes", explica.

A previsão de crescimento para o mercado de turismo brasileiro é de 16% neste ano.

(Com informações da BandNews Curitiba)