Paraná Banco muda identidade visual e lança campanha com Lília Cabral

Fernando Garcel

O banco investirá R$ 20 milhões em marketing e criou as submarcas PB Consignado e Paraná Banco Investimentos

No ano em que completa 40 anos de história, o Paraná Banco impulsiona sua transformação digital por meio de forte investimento em a marketing para modernizar sua marca e criar submarcas. Somente em 2019 serão investidos aproximadamente R$ 20 milhões na área. Desse montante, R$ 16 milhões tem como destino o marketing digital. O restante vem sendo aplicado em mídias tradicionais. O valor é quatro vezes maior do que os investimentos realizados pela instituição nos anos anteriores.

O trabalho de mudança de identidade visual do Paraná Banco começou com a contratação de uma consultoria global para uma análise ampla. Com o intuito de descobrir a imagem que o banco passava, foram realizadas entrevistas com mais de 350 clientes e não clientes e líderes da instituição. O objetivo era definir quais valores e impressões o Paraná Banco passava.

Dois arquétipos se destacaram: o primeiro, sábio e guia, que passa a mensagem de especialista, mentor, e o segundo, cara comum, com a imagem de simples e realista. Entre os valores os mais citados foram ética, honestidade e credibilidade, e como diferenciais o atendimento e a especialização.

Diante desse cenário, optou-se por manter a marca, mas criar submarcas e uma nova identidade visual – Paraná Banco, PB Consignado e Paraná Banco Investimentos. O logo passa a ter um sorriso, que visa a transmitir algo que já é praticado no dia a dia: a amizade com os clientes.

A paleta em azul, verde e preto representa cores que se destacam entre os concorrentes diretos e indiretos. O objetivo é que haja um relacionamento da marca-mãe com a comunicação do produto, com reforço de especialização.

Para anunciar todas essas novidades, o banco contratou a atriz Lília Cabral, que protagoniza a campanha de lançamento da nova marca “PB Consignado”. Ela comunica a contratação do empréstimo consignado pela internet, com a segurança de um banco sólido de mais de 40 anos e o conforto de não precisar sair de casa. A campanha tem foco no online, com vídeos de 2 minutos, 30 e 15s, e também no offline, com veiculações em mídia exterior e rádio.

O Paraná Banco também realizou um evento fechado aos seus colaboradores no dia 27 de junho, na Ópera de Arame, em Curitiba (PR).

De acordo com o presidente do Paraná Banco, Cristiano Malucelli, essa ação faz parte de uma campanha de engajamento. “Um dos grandes orgulhos do banco é a proximidade com os nossos colaboradores e a relação de confiança que passamos a eles, somos como uma família. Por isso, vamos fazer uma festa para celebrar essa grande transição do banco, apresentar a nova identidade ao nosso time e reforçar nosso slogan – pode contar comigo – ou seja, ser transparente, oferecer exatamente o que o cliente precisa e falar com clareza e verdade sempre”.

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