Paraná registra maior crescimento industrial do país em outubro

Redação


O Paraná registrou entre setembro e outubro crescimento industrial de 3,4%, maior índice registrado no Brasil pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no período.

O IBGE divulgou o estudo nesta quarta-feira (9) e demonstrou que o Paraná registrou crescimento nos últimos seis meses após quedas em março e abril, período que registrou as medidas mais restritivas na pandemia da Covid-19.

Segundo o IBGE, o crescimento industrial do Paraná se deveu a estrutura de máquinas e equipamentos no estado.

“A indústria paranaense é muito forte e é um dos motores da retomada econômica por conta de sua diversidade e presença tanto na Capital como no Interior. A produção começa a reviver os patamares alcançados no período de normalidade de 2019, ano em que atingimos o maior resultado do País. É uma amostra do trabalho de todos os paranaenses”, explicou o governador do Paraná, Ratinho Junior.

Esse crescimento já havia sido notado no boletim de outubro do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que apontou a abertura de 8.452 empregos criados no Paraná nesse período, terceiro setor com mais vagas abertas no estado.

O acumulado de 2020 ainda apresenta -6% de retração, mas desde maio cresceu 2,9%. As principais quedas no ano foram na na indústria de máquinas e equipamentos (-28,3%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-38,4%).

Já os setores de alimentos (9,4%), produtos de metal (7,5%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,6%) e bebidas (3%) apresentam alta no acumulado anual.

LEIA MAIS: RF intercepta 230 kg de cocaína na 20ª apreensão de 2020 no Porto de Paranaguá

Previous ArticleNext Article