Paraná é o terceiro estado que mais gerou empregos em abril

Francielly Azevedo - CBN Curitiba



O Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais criou vagas de emprego em abril, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (18), pelo Ministério do Trabalho. O saldo no mês passado foi de 9.228 postos com carteira assinada, um acréscimo de 41,7% com relação a março deste ano, quando 6.514 vagas foram criadas. O Paraná ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

> Mercado de franquias cresce e feira busca novos investidores em formato inovador

Entre janeiro e abril deste ano, foram criadas 36.731 vagas no Estado. O número é 58,6% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. No Brasil, o aumento foi de 115.898 postos, uma variação positiva de 106,4% em relação ao mês de março. No acumulado do ano, houve crescimento de 336.855 empregos no País.

Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento (Ipardes), Julio Suzuki Junior, o resultado mostra a recuperação do poder aquisitivo dos paranaenses. “Essa característica demonstra que o mercado paranaense vem apresentando melhores condições, uma vez que o mercado de serviços depende basicamente da demanda doméstica”, afirma.

O crescimento no número de empregos pode ser observado em quase todos os setores. O maior número de vagas criadas foi na área de Serviços, com 4.301 postos, seguido da Indústria de Transformação, que gerou 2.439 empregos com carteira assinada. Na sequência vem o Comércio (1.807), a Agropecuária (391), Construção Civil (254), Serviços Industriais de Utilidade Pública (111) e Extrativa Mineral (51). Também houve um crescimento significativo nas vagas da Indústria Alimentícia, com 1.117 novos postos em abril, e 2.238 empregos gerados no acumulado do ano.

Previous ArticleNext Article