Projeto para monitorar mudanças climáticas é lançado em Curitiba

Plataforma auxiliará na implementação de políticas que reduzam emissões de gases de efeito estufa e os impactos ambientais na cidade.

Redação - 24 de março de 2022, 16:03

(Foto: Gelson Bampi/Divulgação)
(Foto: Gelson Bampi/Divulgação)

Um projeto para monitorar mudanças climáticas foi lançado na quarta-feira (23) em Curitiba. A plataforma auxiliará na implementação de políticas que reduzam emissões de gases de efeito estufa e os impactos ambientais na cidade.

O trabalho, conduzido pelo Observatório Sistema Fiep, foi selecionado em 2020 num edital do Google, com financiamento do Action Fund Brazil operacionalizado pelo ICLEI – International Council for Local Environmental Initiatives, associação internacional de autoridades locais vocacionadas para a prevenção e resolução de questões ambientais, presente em mais de 100 países.

Implementado em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, o projeto foi financiado pelo o Google.org e construído coletivamente por representantes da sociedade, do poder público municipal e estadual, de institutos de pesquisa, universidades, empresas e o terceiro setor.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou a parceria com o poder público e instituições de ensino. “Importante a união de todos em torno do tema mudanças climáticas e fundamental para a indústria poder contar com dados tão valiosos de Curitiba, que serão gerados de forma online e atualizados periodicamente”, comentou.

Será disponibilizado também um simulador, capaz de gerar cenários até 2050, com relação às emissões de gases de efeito estufa.