Setor financeiro é fundamental em tomadas de decisão de gestores, diz especialista

De acordo com a especialista em precificação e finanças, Beatriz Machnick, o departamento não pode ser visto somente como um espaço de contas a pagar e receber.

Redação - 25 de março de 2022, 13:03

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O setor financeiro de uma empresa é fundamental para as tomadas de decisão de seus gestores. De acordo com a especialista em precificação e finanças, Beatriz Machnick, o departamento não pode ser visto somente como um espaço de contas a pagar e receber.

Ela destaca a rentabilidade, lucratividade, e fluxo de caixa como indicadores essenciais para manter a sustentabilidade de uma empresa. Além de sinalizar o caminho a ser seguido, verificar se o negócio é lucrativo ou se gera prejuízos e monitorar o equilíbrio entre a entrada e saída de recursos, além de vigiar e estancar possível “gargalos invisíveis”.

 “É comum o departamento financeiro ser visto como um setor que só paga e recebe contas e, por isso, ser visto como secundário e, até ficar um pouco esquecido. Mas, na verdade, ele precisa estar em uma posição de destaque e sair da esfera operacional para assumir a gestão de dados para uma tomada de decisão estratégica”, explica a especialista.

Desta forma, o financeiro controla os numerários, distribui o capital corretamente e direciona os investimentos acordo com as necessidades corporativas.

Para Beatriz Machnick, cabe ao gestor financeiro gerenciar os recursos ativos e passivos, controlar a quitação de dívidas e investimentos de crescimento e, até, preparar uma possível sucessão.

“Assim alcançamos resultados sólidos e vislumbramos uma evolução constante, escapando das armadilhas provocadas pela má administração de recursos”, finaliza.

Leia também:
« arraste para o lado »