
Petrobras perde ação trabalhista de R$ 15 bilhões
Folhapress
22 de junho de 2018, 10:36
O Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais gerou empregos no País, entre os meses de janeiro e maio. Os dados sã..
Joyce Carvalho - CBN Curitiba - 22 de junho de 2018, 12:49
O Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais gerou empregos no País, entre os meses de janeiro e maio. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Curitiba também teve destaque nacional, sendo a quarta cidade que mais criou postos de trabalho no mês passado.
Nos primeiros cinco meses de 2018, foram criadas 38.699 vagas de trabalho no Paraná, o que colocou o estado no terceiro lugar no ranking nacional de geração de empregos. O Paraná ficou atrás de São Paulo e Minas Gerais, divulgadas nesta semana.
Houve um aumento de 38% na geração de vagas na comparação com o mesmo período de 2017. De acordo com apuração do governo do Estado, este foi o melhor resultado dos últimos quatro anos.
Especificamente em maio deste ano, o Paraná registrou a criação de 1.798 postos de trabalho com carteira assinada. Apesar disto, houve queda em relação a abril. Mas a avaliação é positiva, segundo o secretário especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi
"Os dados do mês de maio demonstram que o Paraná continua com uma geração de empregos de forma positiva. A indústria da transformação teve retração, mas por outro lado o setor de serviço continua em expansão", afirmou.
Em maio, os destaques na contratação de pessoal foram os setores de serviços, construção civil, agropecuária e extração mineral. A secretaria do Trabalho ressaltou que os segmentos de Serviços e Indústria de Transformação são responsáveis por quase 90% da geração de empregos no Estado.
Quanto aos municípios com maior destaque na contratação de funcionários, Curitiba se destacou no mês de maio. Conforme dados do Caged, a capital paranaense teve um saldo positivo de 954 postos de trabalho. Além de ocupar o primeiro posto na geração de empregos no Paraná, foi a quarta cidade que mais criou postos de trabalho no País.