Paraná tem queda de 2,6% no PIB

Mariana Ohde


O Paraná registrou queda de 2,6% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado no segundo trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado. Em todo o país, a soma de todos os bens e serviços produzidos fechou o segundo trimestre de 2016 com queda de 3,8% quando comparado ao mesmo período de 2015. A queda do índice nacional em relação ao trimestre anterior foi de 0,6% na série livre de influências sazonais.

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) não calcula essa relação para o Paraná. Segundo o presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, há espaço para otimismo, apesar do resultado negativo, pois ainda é possível fechar o ano com números positivos.

“Apesar dos números negativos, a economia paranaense vem demonstrando uma capacidade de superação da crise nacional. Hoje, nós observamos indicadores, embora negativos, melhores do que os observados há cerca de um ano, por exemplo. Esses dados revelam a superação da crise com a possibilidade até mesmo da retomada de números positivos até o final do ano”, explica.

Com o resultado, o PIB do Brasil acumula, nos primeiros seis meses do ano, retração de 4,6%, comparativamente aos seis primeiros meses de 2015. Na mesma comparação, no Paraná, o recuo do PIB foi de 3%. Os dados das Contas Nacionais Trimestrais foram divulgadas nesta quarta-feira (31) pelo IBGE.

(Com informações da BandNews)

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="382882" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]