Pequenas indústrias apresentam evolução positiva no 2º trimestre, aponta CNI

Agência Brasil

Pequenas indústrias apresentam evolução positiva no 2º trimestre, aponta CNI

O segundo trimestre de 2021 foi marcado pela evolução positiva das pequenas indústrias, de acordo com o Panorama da Pequena Indústria, feito pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Foi registrada melhora na situação financeira, na confiança e nas perspectivas dos micros e pequenos empresários. A média do segundo trimestre de 2021 registrou 46,5 pontos nos índices de desempenho, situação financeira, perspectivas e confiança da pequena indústria, resultado que está acima da média do primeiro trimestre de 2021 (43,9 pontos) e do segundo trimestre de 2020 (34,1 pontos, influenciado pela pandemia). Os índices variam de zero a 100.

O levantamento também mostrou que os indicadores de desempenho não só estão mais elevados ante o trimestre anterior, como também em relação ao mesmo período de anos anteriores.

FALTA OU ALTO CUSTO DE MATÉRIA-PRIMA FOI PRINCIPAL OBSTÁCULO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS

A falta ou o alto custo de matéria-prima se manteve como principal obstáculo para as empresas dos setores de transformação e de construção (com índices de 60,4% e 58,5%, respectivamente), mas ficou em segundo lugar no ranking de problemas para os empresários do setor de extração (36,2%).

O aumento do Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) para pequenas indústrias e do Índice de Perspectivas indicam que micro, pequenas e médias empresas têm expectativa de melhora do ritmo de recuperação da atividade. O Icei alcançou 60,9 pontos em julho de 2021, após três aumentos consecutivos e segue acima da média histórica (52,5 pontos).

O indicador das perspectivas da pequena indústria apresentou aumento de 0,5 ponto em julho de 2021, alcançando 52,6 pontos.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="783470" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]