PIB deve voltar a crescer impulsionado pelo agronegócio, diz FGV

Mariana Ohde


Do UOL

A economia brasileira deve voltar a crescer no primeiro trimestre de 2017, de acordo com relatório do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV (Fundação Getulio Vargas). Segundo o documento, o PIB (Produto Interno Bruto) do país deve registrar leve alta de 0,1% entre janeiro e março deste ano em relação ao quarto trimestre de 2016.

Para 2017, a perspectiva também é de leve crescimento: 0,3% em relação ao PIB de 2016 –que ainda não foi divulgado.

A retomada do crescimento no primeiro trimestre deve ser puxada pelo setor agropecuário, segundo o relatório. A contribuição do setor deverá atingir 0,5 ponto percentual para o PIB do primeiro trimestre, o que é “bastante expressivo”, na avaliação da FGV.

Contas inativas do FGTS

A partir do segundo trimestre, o relatório aponta para um possível aumento no consumo das famílias por causa da liberação do saque a contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). “Tendo em vista a estrutura de preferências dos consumidores, é provável que parte dos recursos [sacados do FGTS], que poderiam ser direcionados para quitar dívidas, seja alocada para consumo corrente”, diz o documento.

Assim, o consumo das famílias em 2017 deve apresentar alta de 0,4% em 2017 na comparação com 2016. Sem a injeção do dinheiro sacado do FGTS na economia, o relatório prevê que o consumo permaneça estável no ano.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal