PIB paranaense cresce 1,05% no segundo trimestre

Redação


O PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná cresceu 1,05% no segundo trimestre de 2019, em comparação com os três primeiros meses do ano, segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). É a maior taxa de crescimento em dois anos. O índice representa o dobro do resultado nacional, que teve alta 0,44% no mesmo trimestre.

O desempenho paranaense foi impulsionado pelos setores agropecuário e da indústria, com crescimentos de 3,52% e 2,94%, respectivamente. A produção florestal, pecuária, fabricação de veículos automotores e indústria de máquinas e equipamentos (bens de capital) foram decisivos na retomada apontada no período.

À exceção do setor terciário, todos os outros setores apresentaram resultados positivos no segundo trimestre, em relação ao primeiro.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado e serve para medir a evolução da economia. Em relação ao mesmo período do ano passado houve aumento de 0,45% no PIB paranaense.

O resultado foi motivado por um crescimento de 2,71% na produção industrial. Os maiores registros de crescimento foram nos setores automotivo, máquinas e equipamentos e produtos químicos.

Previous ArticleNext Article