PIB do PR cresce o dobro do país no 3º trimestre

Andreza Rossini


Do Metro Curitiba

A recuperação da economia do Paraná dá novos sinais de força. Segundo dados divulgados ontem pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social), o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado cresceu 2,9% no 3º trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016.

O crescimento foi superior ao dobro do país, que cresceu 1,4% no trimestre de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado é reflexo do crescimento de todos os setores da economia. “A agropecuária puxou o bom desempenho. Podemos atribuir o resultado acumulado do ano à produção de grãos no verão, que teve safra recorde. E agora no 3º trimestre, apesar de problemas climáticos, a safra de inverno do milho foi muito significativa”, explicou o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior.

desempenho da indústria também é animador. “De acordo com o IBGE, a indústria de transformação do Paraná é a que mais cresce no país”, ressaltou Suzuki.

A produção de máquinas e equipamentos (14,8%) e veículos automotores (11,4%) foi as de maior destaque no 3º trimestre. Já no setor de serviços se sobressaíram a recuperação de vendas no comércio (combustíveis e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação).

Segundo Suzuki, a “magnitude do crescimento surpreendeu”. O instituto revisou a projeção de crescimento para este ano: era de 1,5%, passou para 2% e agora está em 2,3%. O Brasil deve crescer entre 0,7% e 1%.

Varejo do Estado sai do vermelho

Pela 1ª vez desde 2014 as vendas acumuladas de janeiro a outubro foram positivas. O crescimento foi de 0,24% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Fecomércio-PR (Federação de Bens, Serviços e Turismo do Paraná). Até setembro o faturamento do ano estava negativo. O varejo de Curitiba e região metropolitana cresceu 1,65% em relação ao acumulado no mesmo período de 2016.

Previous ArticleNext Article