Economia
Preço de alimentos sobem no Paraná por excesso de chuvas

Preço de alimentos sobem no Paraná por excesso de chuvas

O excesso de chuvas atrapalhou a colheita dos alimentos e também prejudicou a qualidade dos produtos, impactando diretamente o consumidor.

BandNews FM Curitiba - quinta-feira, 19 de outubro de 2023 - 08:57

Os consumidores paranaenses estão sentindo no bolso os impactos das fortes chuvas no Estado. De acordo com um levantamento da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), os preços da alface, cebola, morango e pimentão foram os mais impactados pelo excesso de chuvas em outubro.

Entre as altas apontadas pela Ceasa, o preço da alface, por exemplo, chegou a dobrar em duas semanas. Conforme o órgão de abastecimento alimentar, na primeira segunda-feira de outubro (2), o valor de uma caixa com 18 unidades de alface crespa custava 15 reais, e nesta semana chegou a 30 reais. Já no caso do morango, a bandeja com quatro unidades passou de 18 reais para 35.

Ainda de acordo com a Ceasa, o excesso de chuvas atrapalhou a colheita dos alimentos e também prejudicou a qualidade dos produtos, impactando diretamente o consumidor.

Dos 30 produtos presentes no levantamento, 11 tiveram alta, 12 apresentaram estabilidade e apenas sete tiveram queda nos preços.

A previsão do tempo aponta tempo instável e presença significativa de nebulosidade, com condições para chuvas nesta quinta-feira (19). O tempo permanece instável no Estado também na sexta-feira (20), com chuvas irregulares e de forma localizada. O Paraná deve ter uma trégua nas chuvas apenas no fim de semana, conforme o Simepar.

Compartilhe