Procon faz mutirão online para renegociação de dívidas

Andreza Rossini

salário mínimo - ministério da economia - Congresso - Lei Orçamentária

A Secretaria Estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, através do Procon-PR, e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) promovem a partir de segunda-feira (16) um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação segue até 30 de maio.

O consumidor e o Microempreendedor Individual (MEI) podem a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Para participar é necessário acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, entre 16 e 30 de maio, e fazer o registro para receber um login e senha. Após esta etapa basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar o pedido de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

De acordo a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, no preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Terminado o período estabelecido para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de até 20 dias para avaliar o atendimento recebido, o que é fundamental, avalia Claudia.

Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem entre os principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma vão receber indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Confira AQUI as empresas participantes.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="357376" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]