Produção industrial avança 0,3% em setembro, mas resultado anual é negativo

Redação

produção industrial, indústria, ibge, instituto brasileiro de geografia e estatística, pesquisa industrial mensal

A produção industrial cresceu 0,3% em setembro, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A variação compara os meses de setembro e agosto. Levando em consideração o resultado obtido em setembro de 2018, o crescimento da Indústria foi de 1,1%.

Apesar disso, no acumulado anual, a produção industrial teve queda de 1,4% considerando os últimos 12 meses, conforme dados do IBGE. Considerando o último trimestre, o resultado é estável, mas positivo: crescimento de 0,4%.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, três das quatro maiores categorias econômicas cresceram na passagem de agosto para setembro.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL: SETEMBRO

  • bens de consumo duráveis: +2,3%
  • bens de consumo semi e não duráveis: +0,5%
  • bens intermediários (insumos industrializados usados no setor produtivo) : +0,2%)
  • bens de capital (máquinas e equipamentos): -0,5%

Outros dados positivos registrado em setembro, conforme a Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE, vêm de setores como móveis (9,4%), vestuário e acessórios (6,6%), produtos de metal (3,7%) e bebidas (3,5%).

A maior queda na passagem de agosto para setembro foi registrada no setor de impressão e reprodução de gravações (-28,6%). Na produção industrial, outras quedas relevantes foram nos produtos de fumo (-7,7%) e farmacêuticos (-4.6%).

* Com informações do IBGE e da Agência Brasil

Previous ArticleNext Article