Saiba como fazer o planejamento do seu negócio para 2022

Diante das incertezas econ√īmicas e pol√≠ticas, pequenos empreendedores devem ter cautela na elabora√ß√£o do planejamento es..

Renan Marra - Folhapress - 25 de dezembro de 2021, 08:12

Ilustração/Pixabay
Ilustração/Pixabay

Diante das incertezas econ√īmicas e pol√≠ticas, pequenos empreendedores devem ter cautela na elabora√ß√£o do planejamento estrat√©gico para 2022. O cen√°rio de infla√ß√£o e juros altos aumenta a possibilidade de mudan√ßas de prioridades e metas durante o percurso.

"O governo n√£o tem uma linha clara de atua√ß√£o. No ano que vem teremos um ambiente econ√īmico impactado pela alta da Selic e elei√ß√Ķes polarizadas", diz Rubens Massa, professor do Centro de Empreendedorismo e Novos Neg√≥cios da FGV (Funda√ß√£o Getulio Vargas). "Ent√£o, todo planejamento deve responder a diferentes quadros".

Para mais segurança, é recomendável que o empreendedor tenha planos de reação a cenários neutros, otimistas (crescimento do faturamento) e pessimistas (queda nas vendas).

Reduzir despesas fixas (que não apresentam relação com o custo do produto) e criar estruturas mais enxutas e flexíveis são medidas recomendáveis para eliminar barreiras e conseguir responder a mudanças na intensidade e velocidade necessárias.

Ao se programar de forma antecipada para datas comemorativas ou fechar pacotes de longo prazo com fornecedores, uma empresa pode conseguir descontos e garantir economia de até 30% sobre o valor do produto, diz Priscila Tanihara, analista de negócios do Sebrae-SP.

A compra antecipada também aumenta as chances de mais parcelamento, o que pode evitar o desabastecimento do caixa.

A boutique de biscoitos Biscoitê já tem definida toda a sua produção para a Páscoa do ano que vem. Segundo o diretor-executivo da marca, Raul Matos, o planejamento antecipado evita a cobrança de preços mais altos às vésperas da data comemorativa.

Para elaborar a√ß√Ķes e definir metas, a Biscoit√™ investe em uma √°rea de tecnologia respons√°vel por compilar, organizar e analisar dados de suas 32 unidades em S√£o Paulo e no Rio de Janeiro. S√£o monitoradas informa√ß√Ķes sobre quais e quantos produtos foram vendidos, hor√°rios de maior comercializa√ß√£o e t√≠quete m√©dio.

Com os dados tabulados, a marca projeta cen√°rios variados para o ano seguinte.

"Na pandemia, é difícil saber se as lojas estarão abertas ou fechadas nos próximos meses. Temos diferentes estratégias já concebidas, por exemplo, para direcionar as vendas na internet dos kits que mais comercializamos nas lojas físicas", diz Matos. "Sem um planejamento prévio, uma loja pode fechar e não saber o que fazer."

O contexto econ√īmico tamb√©m √© importante na defini√ß√£o estrat√©gica da marca. Para este Natal, a Biscoit√™ criou um kit por R$ 29,90. Em momentos de mais estabilidade, os lan√ßamentos para essa √©poca do ano t√™m pre√ßo a partir de R$ 79, segundo Matos.

A definição de metas não pode envolver apenas os executivos da empresa.

"A √°rea que atende o cliente, a financeira, a de marketing, a de vendas, a de produto: todas elas precisam ser ouvidas e dizer os pontos em que empresa est√° indo bem e os que precisam melhorar. Diretores podem ter desejo de crescimento, mas s√£o esses setores que trazem subs√≠dios de intelig√™ncia ao neg√≥cio", diz Charys Oliveira, gerente da Ahfin, fintech com foco na sa√ļde financeira.

Durante o planejamento, √© preciso fazer um balan√ßo do ano consolidado e pensar em quais ser√£o os produtos, servi√ßos e p√ļblico-alvo que ser√£o priorizados nos pr√≥ximos meses. Tamb√©m √© necess√°rio projetar lucro e tempo para retorno do investimento.

Sem muitos recursos, pequenos empreendedores podem recorrer a ajuda profissional para montar o plano de neg√≥cios. √Č poss√≠vel encontr√°-la em √≥rg√£os como o Sebrae, por exemplo.

Mesmo que a empresa projete crescimento, pegar empréstimos com objetivo de alavancar o negócio pode ser um tiro no pé. O empreendedor deve recorrer à tomada de crédito somente se tiver plano detalhado e gestão de risco bem definida, segundo Massa, da FVG.

Neste mês, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC elevou a taxa básica de juros de 7,75% para 9,25% ao ano. No começo de 2021, a Selic estava em 2%. A projeção é que fique próxima de 12% no ano que vem. O Brasil lidera o ritmo de alta de juros em 2021, com uma inflação entre as maiores do planeta.

Na Navita, empresa que faz gest√£o de mobilidade corporativa, as a√ß√Ķes definidas durante o planejamento estrat√©gico s√£o pensadas de forma que o caixa da companhia permane√ßa com pelo menos dois meses de faturamento.

Manter o caixa saud√°vel √© determinante para a sobreviv√™ncia da empresa em um momento de instabilidade, em que as op√ß√Ķes de cr√©dito s√£o mais escassas, segundo Jorge Campezatto Neto, diretor financeiro da companhia.

"Empresas de tecnologia têm ativos intangíveis de serem dados como garantia e enfrentam mais dificuldades para conseguir crédito, principalmente na pandemia", diz Neto. "O caixa se torna determinante caso a empresa seja impactada por algum gasto não previsto no orçamento."