Segurança no emprego é a pior em seis anos no Paraná, aponta pesquisa

Jordana Martinez


O nível de segurança no emprego atingiu a menor taxa dos últimos seis anos no Paraná. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23) pela Fecomércio. Em maio, o índice marcou 107,7 pontos em uma escala de 0 a 200. O estado acompanhou a tendência de queda nacional que registrou 100,2 pontos neste mês.

Além da insegurança, a pesquisa também mostra que os paranaenses não estão otimistas quanto a possíveis melhoras profissionais. Quase metade dos entrevistados não acredita que vai receber algum tipo de promoção ou aumento salarial nos próximos meses.

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio no Paraná, Rodrigo Rosalem, explica que o medo de perder o emprego faz o consumidor apertar as contas cada vez mais.

O levantamento também traz novos números da Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Em maio, o Paraná atingiu uma nova mínima histórica com índice de 80,3 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, o que representa queda de 26,4% na comparação com maio do ano passado.

Na hora de ajustar o orçamento familiar, o consumidor tem priorizado gastos básicos como contas de água, luz e aluguel, e despesas com alimentação. Itens supérfluos têm ficado de fora.

O índice nacional também atingiu a menor taxa desde 2010, mas ficou abaixo do que o registrado no Paraná com 69,9 pontos. A intenção de consumo brasileira teve retração anual de 27,5%.

O diretor de planejamento e gestão da Fecomércio avalia que o fato do indicador paranaense se manter acima do nacional não alivia as conseqüências da crise no estado. Para Rosalem, os números só devem melhorar quando as medidas econômicas propostas pelo novo governo começarem a ser colocadas em prática.

Ouça a reportagem completa de Ana Krüger em CBNCuritiba

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="359333" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]