Seis mil vagas temporárias devem ser abertas no Paraná para as festas de fim de ano

Lorena Pelanda - BandNews FM Curitiba

empregos temporario, vagas temporarias, vagas no parana, vagas em curitiba, vagas de emprego, empresas paranaenses emprego e renda programa verde e amarelo governo federal

Quase seis mil vagas de emprego temporário devem ser abertas no Paraná para as festas de fim de ano. O crescimento deve ser de 4%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o melhor cenário dos últimos seis anos, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O levantamento aponta que a boa previsão é resultado da inflação mais baixa e a liberação de recursos como o Fundo de Garantia.

Segundo o diretor de planejamento e gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalém, as empresas maiores já começaram as contratações.

“O período de Natal é, sem dúvida, o mais importante para o comércio, não só pela comemoração da data em si, mas muito pelo fato de a gente ter o pagamento de 13°, um aporte adicional de recursos na economia que movimenta de forma específica o varejo. Então já há algumas empresas que estão em processo de contratação até porque tem um período de integração desse novo empregado, de treinamento para que ele conheça a cultura da empresa e os produtos oferecidos. Então muitas empresas, especialmente as maiores, anunciam a contratação com antecedência para que esse novo profissional chegue no momento de elevação da demanda afiado e preparado para prestar seu serviço e atender o cliente”, disse.

Ele afirma que essa época do ano é um bom período para quem busca voltar ao mercado de trabalho, já que muitos temporários se tornam efetivos.

“Sempre tem um bom percentual de profissionais que conseguem ser efetivados, especialmente aqueles que se destacarem e fizerem realmente um trabalho excepcional e que mostrarem engajamento e a competência necessária. A expectativa nossa em relação a efetivação desses profissionais é em torno de 30%. Ou seja, 30% daqueles que irão conseguir a vaga temporária têm a possibilidade de continuar empregado para 2020”, falou.

O diretor de planejamento e gestão afirma que a tendência é que o crescimento, tanto nas vendas como na geração de empregos, seja maior nas próximas datas comemorativas.

“2018 a gente já teve um bom crescimento e 2019 tem se mantido. Então todas as datas comemorativas até agora tem sido mais favoráveis do que nos anos anteriores e o natal não vai ser diferente. E isso é muito em função dessa situação de estabilidade econômica e tendência de crescimento. Apesar de ainda modesta, a gente tem mostrado tendência de crescimento nos empregos formais e o Paraná tem tido algum destaque no cenário nacional. Então o fato de as pessoas terem um emprego melhor e estarem começando a recuperar o nível de renda pós-crise, toda essa conjuntura faz com que a gente fique otimista para um Natal mais animado em termos de venda”.

O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35 bilhões em 2019 em todo o país.

Previous ArticleNext Article