Setor do turismo reforça apelo a Bolsonaro pela volta do Horário de Verão

Redação

horário de verão, turismo, energia, energia elétrica, brasil, brasília

Somando perdas financeiras desde o início da pandemia do coronavírus, e diante da crise hídrica histórica que coloca o Brasil em risco energético, entidades dos setores do Turismo e do Comércio insistem em tratativas com o presidente Jair Bolsonaro pela volta do Horário de Verão, extinto pelo governo federal em 2019.

As primeiras tratativas dos empresários iniciaram em julho, mas Bolsonaro não se mostrou disposto em atender a demanda.

Os setores do Turismo e do Comércio alegam que adiantar os relógios em uma hora, promovendo dias mais longos, além de trazer mais consumidores em um momento de retomada, também permite antecipar o fim do expediente em indústrias e fábricas, reduzindo o consumo de energia elétrica.

“São muitos os desafios para mitigar o problema e qualquer economia energética se torna agora ainda mais relevante”, ressaltam a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e a Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia e Entretenimento do Paraná (Feturismo), em ofício ao presidente Jair Bolsonaro.

Além da economia de energia, os empresários argumentam que nos horários com mais luz solar as pessoas aproveitam momentos de lazer com a família e amigos, movimentando a economia dos segmentos do comércio e de alimentação.

Segundo Unecs e Feturismo, o setor de bares, restaurantes e lanchonetes foi um dos mais afetados pelas medidas de restrição impostas para prevenir o contágio pelo coronavírus. Atualmente, de acordo com as entidades representativas, 37%  das empresas do segmento operam no prejuízo.

“Adicionalmente, o retorno do horário de verão é mais um gesto na direção de sinalizar para a sociedade a importância de cada um dar sua contribuição na economia de energia, em alinhamento com a campanha que será realizada pelo Governo Federal”, completam as entidades.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="787484" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]