
Networking deve ser alimentado de forma planejada e estratégica
Redação
19 de maio de 2016, 15:31
O Sindicombustíveis, sindicato que representa os postos de combustíveis do Paraná, informou por meio de nota, nesta quin..
Andreza Rossini - 19 de maio de 2016, 15:38
O Sindicombustíveis, sindicato que representa os postos de combustíveis do Paraná, informou por meio de nota, nesta quinta-feira (19), que orienta seus associados a cumprirem a determinação judicial, que aponta que não deve ser usada a terceira casa decimal no preço dos combustíveis nos postos, mas afirmou que vai recorrer da decisão. A lei foi aprovada na última terça-feira (17), pelo governador Beto Richa e já está em vigor.
A entidade afirmou que a adoção das três casas decimais no painel de preços e nas bombas é uma determinação federal, por meio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que é a reguladora do setor, ligada ao Ministério de Minas e Energia.
O autor do projeto, deputado Evandro Araújo (PSC) argumentou que ao cortar uma casa decimal os estabelecimentos arrendondariam os preços atuais para baixo.
"Salientamos ainda que toda a cadeia do setor de combustíveis trabalha com as três casas. Refinarias e transportadoras, por exemplo, cobram deste modo dos postos de combustíveis. Assim, cada milésimo de real faz diferença para o preço total da carga de um caminhão, por exemplo, que faz o transporte de combustível em grande escala. O terceiro decimal justifica-se no preço de combustíveis porque os postos repassam o valor pago às distribuidoras, também com essa precisão", afirmou a nota.
A nota ressalta que na compra feita pelo consumidor o valor total a ser pago considera apenas duas casas decimais, desprezando-se a terceira, ou seja, sem arredondamento para cima no preço, não aplicando cobrança indevida.