Mulheres gastam o dobro do tempo dos homens com tarefas domésticas

Jordana Martinez


As mulheres dedicam cerca de 20,9 horas por semana na realização de tarefas domésticos, o dobro do tempo gasto pelos homens que gastam cerca de 10,8 horas semanais.

Os dados foram divulgados pelo estudo Outras Formas de Trabalho 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (18).

Segundo o levantamento, no ano passado 142,4 milhões de brasileiros com 14 anos de idade ou mais, o que equivale a 84,4% da população, fazia algum tipo de tarefa doméstica.

Considerando os dados gerais, a diferença entre os gêneros também é grande. Enquanto 91,7% das mulheres são as responsáveis por essas atividades, apenas 76,4% entre os homens disse fazer algum tipo de tarefa em casas – uma diferença de 15,3 pontos percentuais.

Se observadas as faixas etárias, o grupo entre 25 a 49 anos é o mais ativo, com 88,4%, seguido pelo grupo de 50 anos ou mais, com 85,6%.

Diferenças regionais

No Sul do país,  88,2% dos entrevistados disse fazer tarefas domésticas, enquanto no nordeste o índice foi de 79,7%.

Em relação ao nível de instrução, a taxa de tarefas cresce conforme aumenta o nível de instrução; 81,6% da faixa sem instrução ou com ensino fundamental incompleto faziam afazeres domésticos, contra 89,1% da faixa com ensino superior completo.

Sobre o levantamento o IBGE esclarece que “a intensidade em número de horas semanais dedicadas a tais tarefas deve ajudar a diferenciar ainda mais sua realização por homens e mulheres. Contudo, essas informações são investigadas em conjunto com os cuidados de pessoas, uma vez que tais atividades, em geral, são realizadas concomitantemente”.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.