Soluções digitais potencializam conexão entre empresas e clientes

Segundo pesquisa da Sambatech, 45,7% das empresas brasileiras estão implementando estratégias de transformação digital.

Redação - 11 de julho de 2022, 12:09

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

As empresas brasileiras cada vez mais procuram soluções digitais para potencializar a relação com os clientes. Com o objetivo de atraí-los e fidelizá-los, novas estratégias são implementadas neste sentido.

Segundo a pesquisa da Sambatech, 45,7% das empresas brasileiras estão implementando estratégias de transformação digital, enquanto 30,5% estão em fase de desenvolvimento de ao menos uma estratégia.

Vinicius Galindo de Mello, coordenador de tecnologias do Sebrae, explica que a tecnologia é um investimento para o futuro e não uma despesa.

“A aproximação do público com a marca é fundamental para o processo de fidelização. Quando falamos da prestação de serviços isso é ainda mais impactante.  Com a combinação inteligente de conteúdo e dispositivos digitais, é possível impactar e criar uma imagem positiva na memória do público, além de fortalecer a presença digital e a relevância nos buscadores de pesquisas como o Google”, finaliza.

Para o coordenador, varejo, negócios e demais segmentos têm buscado cada vez mais um posicionamento de destaque para suas marcas.

“Soluções digitais são todas as ferramentas e estratégias que fazem da adoção da tecnologia uma forma de inovação e aprimoramento de processos internos e externos das empresas. Elas são consequências da transformação digital, que trouxe ao mundo tecnologias disruptivas como softwares, aparelhos, aplicativos e outras que ajudam a conectar pessoas, empresas e atividades”, afirmou.

Vinicius explica que a transformação digital e a mudança no comportamento dos consumidores exigiram que as empresas busquem alternativas igualmente disruptivas para alcançar seus consumidores, que vão desde uma presença digital marcante, até soluções inovadoras.

“Criar algo novo e diferente precisa ocupar boa parte das estratégias de marketing e endomarketing, sendo que quanto mais rápida a conexão, maiores são as oportunidades de interação e efetivação do potencial da marca. Nesse processo, tanto colaboradores como consumidores e clientes precisam visualizar de forma clara e transparente quais são os objetivos da empresa, sendo que as ferramentas digitais irão estimular a confiabilidade”, explica.

SOLUÇÕES PARA CONQUISTAR NOVOS CLIENTES

Na busca de ajudar as empresas de serviços a conquistarem novos clientes, Vinícius Galindo de Mello destaca algumas soluções: inteligência artificial, marketing digital, investimento em tecnologia mobile e consultoria digital.

  • Inteligência Artificial: estratégia de solução digital fundamental para automatização de processos simples e corriqueiros, que ajuda a proporcionar mais agilidade e produtividade em diversos setores.
  • Marketing digital: fundamental para qualquer empresa que queira conquistar e fidelizar potenciais clientes, consiste em uma gama de estratégias que reforçam a presença digital, tendo como base métricas específicas para atingir o público desejado.
  • Investimento em tecnologia mobile: smartphones são os aparelhos mais utilizados no mundo, portanto investir em tecnologias mobile personalizadas é cada vez mais relevante.
  • Consultoria digital: visa resolver problemas e encontrar soluções por meio de um olhar profissional da situação atual da empresa, seus desejos e necessidades. Além disso, é uma terceirização que ajuda a tirar dos gestores o peso da responsabilidade, tornando-os mais produtivos.