Tensões no cenário internacional podem valorizar dólar

Mariana Ohde


Confira o boletim de abertura de mercado desta terça-feira (19), com o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Corrêa:

O dólar abriu em leve queda no pregão de ontem e exibiu instabilidade nas primeiras horas da sessão. Contudo, a desvalorização da moeda norte-americana era limitada ante às incertezas sobre a crise política na Turquia, após uma tentativa de golpe militar no país. Durante a tarde, sem notícias negativas da crise turca, a divisa dos Estados Unidos iniciou um movimento de desvalorização ante as moedas emergentes. Aqui, não foi diferente e o dólar passou a cair com maior intensidade ante o real, fechando em R$ 3,2499, recuo de 0,53%.

Hoje, os agentes do mercado financeiro internacional iniciam o dia com um viés de cautela e um tom mais negativo em meio às tensões geopolíticas após o fracassado golpe na Turquia. Também colabora para o mau humor internacional o retorno das preocupações com a economia global gerada pelo processo de saída do Reino Unidos da União Europeia. Os termos pós-Brexit derrubaram o sentimento sobre a economia na Alemanha, conforme mostrou o índice Zew divulgado mais cedo. As principais bolsas europeias e os futuros americanos operam no negativo, o preço do barril de petróleo volta a cair e o dólar exibe valorização ante a maioria das moedas fortes e emergentes.

Internamente, o Copom inicia sua reunião de dois dias e deve anunciar sua política monetária amanhã. Também no radar dos agentes domésticos, a reunião do presidente interino, Michel Temer, com o núcleo econômico do governo nesta manhã. O objetivo é ouvir e alinhar ações do governo para dissipar a crise com probabilidade de anúncios de medidas de estímulo para a economia local. Porém, diante de um cenário externo na retaguarda, evitando ativos de maior risco e rentabilidade, o dólar internamente deve seguir seus pares no exterior e abrir em alta.

Acompanhe os dados do mercado em www.slw.com.br

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal