Universidade paranaense tem o maior número de alunos do país

Com a modalidade de Ensino a Distância (EAD), a Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Londrina, no norte do Paraná, ..

Fernando Garcel - 16 de outubro de 2016, 13:47

Foto: USP Imagens
Foto: USP Imagens

Com a modalidade de Ensino a Distância (EAD), a Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Londrina, no norte do Paraná, é a instituição de ensino superior com o maior número de alunos em todo o país, de acordo com o levantamento da revista Exame.

Além da Unopar, o Centro Universitário Internacional (Uninter), de Curitiba, e o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) também aparecem no ranking.

Entre mais de 2,3 mil instituições em todo o país, a Unopar lidera o ranking com 353,4 mil alunos matriculados. Entre os acadêmicos, são 336.315 no EAD, cerca de 95% do total de alunos, e outros 17.117 no ensino presencial. Se apenas os alunos de cursos presenciais forem considerados, a Universidade Paulista (Unip) de São Paulo lideraria o ranking, com mais de 219 mil alunos.

No ranking geral, depois da Unopar, a segunda colocada é a Unip com 343 mil alunos, seguida da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, com 207 mil e da Universidade Anhanguera - Uniderp, do Mato Grosso do Sul, com 152 mil acadêmicos.

Juntas, as dez instituições mais bem colocadas no ranking representam 20% de todas as matrículas ativas do país. De acordo com o levantamento, existem 8.027.297 alunos matriculados na graduação no Brasil e mais de 1,28 milhão são acadêmicos destas instituições.