Variação dos preços de produtos típicos para ceias de fim de ano chega a 76% em Curitiba

A variação dos preços de produtos típicos para as ceias de fim de ano chega a 76% nos supermercados de Curitiba, segundo..

CBN Curitiba - 11 de dezembro de 2018, 16:02

A variação dos preços de produtos típicos para as ceias de fim de ano chega a 76% nos supermercados de Curitiba, segundo pesquisa do serviço Disque Economia, da Prefeitura de Curitiba. Na sondagem, a equipe do serviço da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) percorreu 11 estabelecimentos da capital. O levantamento será feito diariamente até o dia 21 de dezembro.

Para o último deles, divulgado nesta terça-feira (11), foram pesquisados 89 itens. A lista é formada por panetone, peru, pernil, espumante, sidra, chocotone, aves para ceia, lombo e tender.

Entre os itens pesquisados, a maior variação foi constatada no preço das aves para a ceia. Seis marcas foram monitoradas e a diferença chegou a 76%. No caso das bebidas típicas de festa, a sidra apresentou a maior diferença de preço entre um supermercado e outro: 64% (foram pesquisadas 13 marcas, entre sidras e espumantes, inclusive sem álcool).

Outro campeão de diferença de valor é o pernil suíno, que apresentou uma variação de preço de 59% para um mesmo produto (cinco marcas foram monitoradas).

Vinte fabricantes de panetones e chocotones fizeram parte do levantamento do Disque Economia. No caso dos panetones, a maior variação de preço de um determinado produto chegou a 56%. No caso dos chocotones, a diferença entre um estabelecimento e outro, para um mesmo produto, foi de até 51%.

A pesquisa de preços dos produtos das ceias de fim de ano já está disponível para consulta no site do Disque Economia. Basta clicar no menu “Produtos Épocas Especiais”.