Variação dos preços de produtos típicos para ceias de fim de ano chega a 76% em Curitiba

CBN Curitiba

A variação dos preços de produtos típicos para as ceias de fim de ano chega a 76% nos supermercados de Curitiba, segundo pesquisa do serviço Disque Economia, da Prefeitura de Curitiba. Na sondagem, a equipe do serviço da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) percorreu 11 estabelecimentos da capital. O levantamento será feito diariamente até o dia 21 de dezembro.

Para o último deles, divulgado nesta terça-feira (11), foram pesquisados 89 itens. A lista é formada por panetone, peru, pernil, espumante, sidra, chocotone, aves para ceia, lombo e tender.

Entre os itens pesquisados, a maior variação foi constatada no preço das aves para a ceia. Seis marcas foram monitoradas e a diferença chegou a 76%. No caso das bebidas típicas de festa, a sidra apresentou a maior diferença de preço entre um supermercado e outro: 64% (foram pesquisadas 13 marcas, entre sidras e espumantes, inclusive sem álcool).

Outro campeão de diferença de valor é o pernil suíno, que apresentou uma variação de preço de 59% para um mesmo produto (cinco marcas foram monitoradas).


Vinte fabricantes de panetones e chocotones fizeram parte do levantamento do Disque Economia. No caso dos panetones, a maior variação de preço de um determinado produto chegou a 56%. No caso dos chocotones, a diferença entre um estabelecimento e outro, para um mesmo produto, foi de até 51%.

A pesquisa de preços dos produtos das ceias de fim de ano já está disponível para consulta no site do Disque Economia. Basta clicar no menu “Produtos Épocas Especiais”.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook